Home | Adultos | Infecção urinária

Infecção urinária

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image A maior percentagem das infecções urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli

publicidade

A infecção urinária é uma doença provocada essencialmente por bactérias no aparelho urinário. As bactérias penetram pelo meato urinário em sentido ascendente e podem instalar-se na uretra (uretrite), bexiga (cistite), prostata (prostatite) ou no rim (pielonefrite)

São mais frequentes nas mulheres devido a apresentarem a uretra mais curta, o que permite ás bactérias atingirem a bexiga com maior facilidade.

A maior percentagem das infecções urinárias são provocadas pela bactéria Escherichia coli, proveniente das fezes. São raros os casos em que a bactéria entra no aparelho urinário através do sangue. Só em doentes com septicemia (infecção generalizada no sangue), diabéticos ou com o sistema imunitário deprimido (diminuído).

A infecção pode variar de intensidade conforme as defesas do doente, da virulência (força) e quantidade de bactérias que se instalaram.

 

Origem

Geralmente a urina é ácida, o que ajuda a prevenir as infecções. Mas existem factores que ajudam a desencadear a infecção:

- Obstrução à urina por defeitos de nascimento, próstata aumentada, aperto na uretra, algálias e pedra nos rins.

- Fístulas do aparelho digestivo, colostomias,…

- Doenças sexualmente transmissíveis e ginecológicas.

 

Sinais e sintomas

É característico na infecção urinária:

- Dor ao urinar - disúria (em poucos casos está ausente).

- Ardência.

- Dificuldade ou sensação urgente para urinar.

- Urina muitas vezes mas pouco de cada vez (poliquiúria). Pode ter presença de sangue (hematúria).

- Urina concentrada e fétida.

 Na pielonefrite, aos sintomas anteriores soma-se:

- Arrepios de frio.

- Febre alta e dor ao nível dos rins.

- Náuseas e vómitos.

 

Prevenção

- Lavar as mãos antes e depois de urinar.

- Beber 1,5L a 2L de água por dia.

- Urinar sempre que sentir vontade (não “apertar” a urina).

- Urinar antes de dormir.

- Evitar banhos de imersão.

- Lavar e limpar no sentido da vagina para a região anal.

- Higiene diária.

- Durante a menstruação, trocar os pensos com alguma frequência porque o sangue ajuda a multiplicar as bactérias e fungos.

 

Diagnóstico

O médico depois de saber os sinais e sintomas, pede um exame à urina (urina II e urocultura) para confirmar a infecção e descobrir qual o agente infeccioso.

Em infecções urinárias repetidas ou que provoquem complicações secundárias pode ser necessário realizar ecografia abdominal, urografia venosa ou TAC.

 

Tratamento

Os doentes devem ingerir maior quantidade de água para aumentar a urina, ajudando a eliminar o agente infeccioso.

Antibiótico, que poderá ser alterado quando se souber o resultado da urocultura. Deve ser tomado até ao fim do tratamento prescrito e a horas certas.

Geralmente não necessita de internamento hospitalar. Apenas se for preciso fazer antibiótico pelas veias ou ter maior controlo na evolução da doença.

 

Referencias: Manual Terapêutica Médica - Editora: Lidel,
Enciclopédia Médica da Família - Editora: Livraria Civilização Editora

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

dijelma mendes leal on 09/03/2009 16:57:48
avatar
tenho uma bacteria a mai de 2 ano a coli já tomei todos os remedios que existe pra combater ela mas ,nem um teve sucesso tenho infeccões todo mes, meu organismo naõ suporta mas os remedios, já fui em varios medico~naõ sei mas o que fazer,sinto muitas dores urino sangue, me ajude!!!!!diga me o que tenho o que fazer......
Thumbs Up Thumbs Down
-4
Admin on 09/03/2009 22:03:23
avatar
Se sabe que tem a bactéria E. Coli é porque fez um exame à urina chamado urocultura. Nesse exame vem descrito qual o antibiótico a que a bactéria é sensível. Se não fez a urocultura, procure o seu médico.
Thumbs Up Thumbs Down
3
virginia ferreira on 25/03/2009 09:03:32
avatar
Fiz analises a uma semana e tenho algumas duvidas so tenho consulta daqui a um mes se me puder esclarecer algumas agradeco.
na analise que fiz URINA II
ALBUMINA-CA.15
PIGMENTOS BILIARES-VESTIGIOS
o resto creio estar tudo bem
pode-me dizer o que significa isto. obrigada
Thumbs Up Thumbs Down
2
Admin on 27/03/2009 15:59:18
avatar
O conhecer saúde tem como objectivo explicar com uma linguagem acessível, aspectos que acha importante nas doenças. Não é um site de aconselhamento. No entanto, de acordo com pesquisa bibliográfica, concluímos que a presença de vestígios de pigmentos biliares na urina, em princípio é normal. A albumina (proteinúria) pode indicar ou não alguma alteração nos rins. Geralmente não é indicativo de doença. De qualquer forma,pode ficar mais esclarecida se vir no nosso site o artigo sobre proteinúria.
Thumbs Up Thumbs Down
5
Tatiana on 06/04/2009 22:20:24
avatar
Desde que tive meu filho em uma cesária a 03 anos e meio, tenho infecções urinarias de repetição, fiz exames que constataram que eu tenho microcauculos renais, mas o medico disse que por se tratar de areias não teriam tratamento, toda vez que fico com infecção urinaria sint fortes dores no abdomem do lado esquerdo e meu intestino fica desregulado, ora prende ora solta, e isto esta tirando toda minha qualidade de vida, o que devo fazer?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Admin on 08/04/2009 14:57:08
avatar
Achamos que deverá consultar um médico especialista, urologista e/ou nefrologista.
Thumbs Up Thumbs Down
1
ARIANA FRAGA SEVERINO on 06/05/2009 16:36:39
avatar
OI TENHO ESCHERICHIA COLI 100.000 TOMEI ANTIBIOTICO E DUAS SEMANAS ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA ESTOU SENDO ATENDIDA PELO UM ESPECIALISTA UROLOGISTA SERÁ QUE POSSO TER ALGUM PROBLEMA A MAIS
POIS ELE DISSE Q ATÉ DUAS VEZES NO ANO É NORMAL SO Q JA TIVE 3
Thumbs Up Thumbs Down
1
ARIANA FRAGA SEVERINO on 09/05/2009 22:59:15
avatar
fiz exame de urina e deu em obs :muitas leveduras e filamentos micelianos.eu estava me tratando da coli com antibiotico q deu duas vezes em seguida em 100,000 colonias. oq poderia ser isso
leveduras e filamentos micelianos
Thumbs Up Thumbs Down
0
Admin on 13/05/2009 23:48:06
avatar
Deverá mostrar ao médico porque o antibiótico pode não ser correcto. Esse valor de colónias sem leucocitose pode ser sinal de má técnica ao colher a urina.
Thumbs Up Thumbs Down
3
MARILIS on 05/06/2009 12:58:06
avatar
BOM FAZ DOIS ANOS QUE TENHO INFECÇAO URINARIA E OS MEDICOS NAUM ME FALAM DA ONDE VEM QUERIA SABER SE E POR TRANSAR SEM CAMISINHA Q DA ISSO E COMO FAÇO PRA ME CURAR DE VEZ ISSO PODE MATAR ESPERO RESPOSTA ........................
Thumbs Up Thumbs Down
-5
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 next 110 1 - 10
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade