Home | Crianças | Tosse

Tosse

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

publicidade

A tosse é a forma que o organismo tem de libertar as secreções e os micróbios que se encontram no sistema respiratório, pelo que não se deve administrar xaropes sem consultar o médico.

 

Os bebes até um ano de idade, não conseguem deitar fora a expectoração pelo que fica muitas vezes acumulada na árvore respiratória. Por isso não é preocupante que bolcem ou vomitem as secreções, uma vez que é a única forma que têm de a deitarem fora.

Se a criança tiver tosse e febre ou dificuldade em respirar, deve ser observada por um médico.

Crianças mais velhas, reparam que a tosse chama a atenção dos pais e adoptam-na como tique. Nestes casos não se deve dar muita importância.

A nebulização com soro fisiológico ajuda a libertar as secreções. No entanto, não se deve abusar pois em excesso prejudica o bebe. Os vapores de água que se formam durante um banho ou água quente a correr podem substituir a nebulização com soro.

Se a tosse persiste, ou se é seca e irritativa deve consultar um médico. Este tipo de tosse pode ser de origem alérgica e provavelmente necessita de medicação. Os vapores e nebulizações com soro não beneficiam nesta situação.

 

 

Referencias: Enfermagem Médico - Cirúrgica - Conceitos e Prática Clínica Segunda Edição em Português, Tradução da Quarta Edição em Inglês, Vol I, Vol II,
Enciclopédia Familiar da Saúde - Editora: Ediclube,
Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Interna - Otto Miller

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

julio on 02/04/2009 14:19:46
avatar
boa materia
Thumbs Up Thumbs Down
2
jacira on 16/04/2009 01:24:19
avatar
Todos os procedimentos descritos estão corretos.Eu já fui ao médico tomei todos os remédios possiveis e não tive solução. Motivo gostaria de saber mais sobre o assunto.Estou com tosse seco na região buco faringe a uns 30 dias.
Thumbs Up Thumbs Down
1
luciana paulino on 22/09/2009 21:46:43
avatar
meu filho esta com tosse as vezes com secreçao outras sem,porem ja faz mas de 30dias o medico passou xarope e nebulizaçao mas percebo q e alergica pois estamos morando na praia penso se a nebulizaçao ajuda ou nao.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 23/09/2009 00:49:49
avatar
Se acha que é de origem alérgica e persiste há um mês, procure o seu médico para observar a criança.
Thumbs Up Thumbs Down
0
natalia on 17/06/2010 15:38:35
avatar
O soro fisiologico tem que ser novo
Thumbs Up Thumbs Down
-1
5 1 - 5
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade