Home | Exames | G: | Glicosúria

Glicosúria

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image O teste da glicosúria pode ser feito num laboratório ou em casa.

publicidade

A glicosúria é a presença de glicose (açúcar) na urina.

Nas pessoas saudáveis os rins funcionam como um filtro do sangue, porque retira deste as substâncias desnecessárias ao organismo, elimina-as pela urina e reaproveita as necessárias que entram novamente para o sangue, como por exemplo a glicose.

A glicosúria aparece em pessoas com problemas renais (glicosúria renal) ou diabéticas.

Em situações normais, o organismo elimina a glicose pela urina quando a concentração no sangue é elevada. Na glicosúria renal, a concentração de glicose no sangue é normal ou baixa, mas é excretada pelos rins, devido ao mau funcionamento destes. Nesta situação a pessoa não tem sintomas e não necessita de tratamento. Deve ser vigiada porque pode vir a desenvolver diabetes. É hereditário.

Nos diabéticos com hiperglicémia (excesso de glicose no sangue), os rins não conseguem filtrar toda a glicose porque ultrapassa os limites de absorção destes, sendo eliminada na urina. 

Na gravidez pode ocorrer glicosúria devido ao stress ou ao sangue passar mais rápido pelos rins, geralmente desaparece após o parto.

O teste da glicosúria pode ser feito num laboratório ou em casa. Se for realizado no laboratório, basta levar a urina num frasco que lhe é fornecido quando vai marcar a análise. Se for em casa, necessita de tiras próprias que se compram na farmácia. O frasco onde vêm as tiras tem uma escala com cores e valores para vários parâmetros que pode avaliar na urina

Como se realiza o teste

- Urina para um copo normal

- Mergulha a tira na urina e retira-a

- Espera cerca de 2 minutos

- Coloca a tira ao lado da escala do frasco e compara as cores da tira com as da escala, no local onde diz glicosúria.

NOTA:

- Este teste não substitui o da avaliação do açúcar no sangue (glicémia), porque nem sempre existe relação entre os níveis de açúcar e a glicosúria e, não verifica níveis baixos de glicémia (hipoglicémia).

 

Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos - Editora - Editora Nova Guanabara

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

ALINE CONDE on 24/07/2009 13:08:03
avatar
TENHO 22 ANOS E SOU PORTADORA DE DIABETES TIPO 1,DESDE OS 2 ANOS DE IDADE.O HOSPITAL ONDE TRATO ESTÁ EM GREVE,POR ISSO ESTOU SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO.ESTOU SUSPEITANDO Q ESTOU COM GLICOSÚRIA RENAL,POIS ESTOU COM GLICEMIA EM TORNO DE 76 E EXCRETANDO MUITA URINA DE COR QUASE TRANSPARENTE,ALÉM DE TER SEDE EXCESSIVA E UMA TERRÍVEL SENSAÇÃO DE LÁBIOS RESSECADOS.ESTOU DESORIENTADA,O Q DEVO FAZER,QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO?

OBRIGADA.
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 25/07/2009 21:54:26
avatar
Para saber se tem glicosúria deve fazer o teste na urina. Se der positivo tem que ir ao seu hospital, os profissionais em greve têm que assegurar os cuidados mínimos.
Thumbs Up Thumbs Down
2
Joyce cristinna on 19/02/2010 14:19:40
avatar
Uso uma pomada chamada desonida presciso de ajuda pois estou suspeitendo estar com glicosuria e sindrome do cushing e presciso saber se tem cura se tem cura me diga por uma resposta aqui no site outra pergunta se der me diga se é normal um adolescente de 13 anos 1,49 de altura com 51Kg.?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 05/03/2010 20:13:37
avatar
O Conhecer Saúde não tem médicos na sua constituição pelo que não dá consultas on-line. O site tem por objectivo transmitir informação e facilitar a compreensão de assuntos ligados a saúde, não substitui o médico e declina toda e qualquer responsabilidade legal da utilização das informações contidas no site. No entanto, a diabetes é uma consequência do Cushing e o uso de corticoides durante muito tempo pode desencadear a doença. O seu médico pode informar sobre a cura, porque depende da causa. No seu caso pode passar pela alteração da desonida gradualmente. Alguns casos pode ser necessário operação e uso de outros medicamentos.
O peso em relação à altura está dentro do normal.
Thumbs Up Thumbs Down
0
luciana on 05/04/2011 03:39:58
avatar
oi,vcs estão de parabens,pois o conhecer saúde é muito legal e pratico,aqui tiro muitas dúvidas q preciso,porque estudo enfermagem,obrigado!!!
Thumbs Up Thumbs Down
0
5 1 - 5
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade