Home | Exames | H: | Hemocultura

Hemocultura

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image É um exame realizado em infecções generalizadas

publicidade

Hemocultura é um exame feito ao sangue para verificar a existência de bactérias, utilizando um meio de cultura próprio. Geralmente, é colhido sangue em dois locais distintos, por exemplo em cada braço. Este exame permite identificar o agente causador da doença e qual o medicamento indicado para o combater.

O exame é realizado se houver suspeita de uma infecção geral, grave no organismo (septicemia) ou por bactérias (bacteremia).

Preparação para o exame:

Este exame não necessita de jejum, nem de preparação prévia.

Realização do exame:

A colheita do sangue exige uma técnica asséptica, ou seja, tem que haver o máximo de cuidado no manuseamento do material e ao colher, para diminuir o risco de contaminação da amostra de sangue com organismos da pele ou do material usado.

 O sangue é geralmente colhido de uma veia de cada braço, no mesmo local onde se colhe para uma análise normal ao sangue. O local da colheita deve ser bem desinfectado.

 Se o doente tiver um cateter numa veia de grande calibre (cateter central, de diálise), o médico pode pedir uma colheita de sangue pelo cateter e outra de uma veia do braço (periférico).

 O sangue é colocado com nova agulha, em frascos próprios, que contêm um meio de cultura específico e hermeticamente fechados.

 Após a colheita, aguarda-se no mínimo 24 horas para se poder verificar se há presença de microorganismos. Se houver, são colocados em novos meios de cultura para serem identificados e posteriormente feito um teste com vários antibióticos, afim de se poder verificar a qual eles reagem, são sensíveis e a quais são resistentes. Nesta situação é necessário cerca de 5 dias, para se obter o resultado.

 O médico prescreve um ou mais do que um dos antibióticos, dependendo da situação e número de microorganismos, a que o microorganismo é sensível.

 

Referencias: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos - Editora - Editora Nova Guanabara

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Ana on 29/12/2010 20:12:14
avatar
quantos dias demora para um exame de hemocultura ficar pronto?
Thumbs Up Thumbs Down
0
Maria Oliveira on 09/01/2011 23:18:11
avatar
Ana, se o resultado for negativo, cerca de um dia. Se positivo, no mínimo 5 dias.
Thumbs Up Thumbs Down
0
JOAO on 05/05/2011 14:44:51
avatar
EXISTE A POSSIBILIDADE DE RETIRAR O SANGUE E INJETAR NOVAMENTE NO MUSCULO PARA SE OBTER ALGUM RESULTADO SATISFATORIO COM RELAÇÃO A DOENÇAS?
Thumbs Up Thumbs Down
0
3 1 - 3
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Info do(a) Autor(a)
image , concluiu Curso Superior de Enfermagem em 1996 e a Licenciatura em Enfermagem em 2001. Fez em 2003 o Curso Inicial de Formadores e renovou em 2008. Editora do Conhecer Saúde.
Health On the Net Foundation


Publicidade