Home | Geral | Notícias | Injecções intra-articulares de ácido hialurónico alteram a evolução da artrose

Injecções intra-articulares de ácido hialurónico alteram a evolução da artrose

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Administração é realizada em ambulatório e põe de parte as dores e limitações de movimento

publicidade

Milhares de portugueses sofrem de artrose, sendo o joelho a articulação mais atingida por esta patologia. No entanto, a artrose já não é um problema sem solução, em particular para as pessoas com mais idade. Actualmente um tratamento com recurso à administração intra-articular de ácido hialurónico, realizada em ambulatório – sem necessidade de internamento – permite a devolução da qualidade de vida a muitos doentes, pondo de parte a inflamação, as dores e as limitações de movimento de modo prolongado.

Este complemento terapêutico no tratamento da artrose designa-se por viscosuplementação e consiste na administração intra-articular de ácido hialurónico exógeno (sintético), numa articulação como o joelho, com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da sua cartilagem e as propriedades viscoelásticas do seu líquido sinovial (líquido que tem como função lubrificar as articulações).

O cirurgião ortopédico Francisco Santos Silva, um dos pioneiros em Portugal da utilização da viscosuplementação no tratamento da artrose, afirmou que “através da administração intra-articular de um ciclo de três injecções de ácido hialurónico (uma por semana), em doentes adequadamente seleccionados, conseguimos repor a função num espaço de tempo bastante reduzido e com a vantagem de ser um tratamento biológico, isto é, não sujeitamos o joelho a material químico que possa, ao fim de algum tempo, criar complicações à cartilagem, como os derivados da cortisona”. Esta explicação surge no contexto do seminário realizado no passado dia 26, em Coimbra, sob a temática “Uma Manhã com a Viscosuplementação” – uma iniciativa da Diartro (organização médica de ortopedia sedeada em Coimbra) em conjunto com a Ferring Portuguesa.

Fundamentado na experiência de longos anos no tratamento de atletas profissionais, como ciclistas, Francisco Santos Silva referiu ainda que “estes atletas, pela solicitação sem limite dos seus joelhos e pelas condicionantes mecânicas a que os submetem, apresentam frequentemente doença da cartilagem da rótula que é possível melhorar drasticamente com a utilização do ácido hialurónico, até mesmo porque eles não podem estar muito tempo sem correr”. Acrescentou ainda que “os benefícios da utilização do ácido hialurónico intra-articular no joelho são em particular ainda mais significativos, quando utilizado na sequência da cirurgia de reparação da cartilagem articular, por técnica artroscópica. Nos últimos sete anos, período em que o utilizamos nesta circunstância, temos tido resultados muito favoráveis, aliás coincidentes com os de outros centros cirúrgicos, quer da Europa quer dos EUA”.

Concluindo, o especialista remata “ a injecção regular de ácido hialurónico no joelho com artrose, melhora a reparação da cartilagem, reduz a dor articular e melhora a função articular”.

 

Fonte: MediaHealth Portugal

 

Última atualização desta página:

Poderá querer ler também sobre
      

publicidade

   

Faça o seu comentário

Maria Alice Duarte on 11/10/2010 22:36:18
avatar
A indicação dos médicos, para o meu caso
(gonartrose no Joelho)é para a colocação de prótese. Tomo Condoflex,fiz PST,tenho feito Fisioterapia (a última foi personalizada, no consultório do médico), e posso dizer que estou melhor que à dois anos atrás. Minha está apresentando um discreto varo. Será que o ácido hialurônico faria algum efeito positivo, no meu caso? Valeria a pena tentar?
Muito Obrigada,
Maria Alice.
Thumbs Up Thumbs Down
1
jovina on 13/12/2010 12:09:15
avatar
meu pai esta muita dor no joelho, o medico disse que ele esta com desgaste na cartilagem do joelho, e lhe falou de uma injeçao que o ajudaria a repor a cartilagem , queria saber se essa injeçao ajudaria no caso dele, e qual seria o valor, e se todos os medicos ortopedistas podem fazer o procedimento. obrigada
Thumbs Up Thumbs Down
0
Vinicius Antunes Arrieche on 10/09/2011 13:21:00
avatar
Bom dia!
Tenho artrose de grau 4 no joelho esquerdo gostaria de mais informação a respeito deste ácido hialurónico para o meu caso ajudaria com as dores diárias que sinto.
Onde comprar este produto?
Agradeço a atenção.
Thumbs Up Thumbs Down
2
Cliderney Costa on 17/12/2011 22:52:22
avatar
Minha esposa sofre com artrose degenerativa no joelho direito 0 que causou rotura radial junto a raiz meniscal. Será que a viscossuplementação se aplicaria no caso dela...ela tem 51 anos. No aguardo.
Thumbs Up Thumbs Down
0
4 1 - 4
  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
  • Plain text Acompanhe o Conhecer Saude no Twitter




Tags
Info do(a) Autor(a)
image Media Health
Health On the Net Foundation


Publicidade